segunda-feira, 8 de julho de 2013

Menores infratores serão levados para Açucena.

DIÁRIO DO AÇO - IPATINGA-  Enquanto não estiverem concluídas as obras do Centro Socioeducativo de Ipatinga – que já está sendo preparado na antiga sede da Associação Rios de Água Viva, junto à Delegacia Regional -, menores infratores deverão ser encaminhados a uma outra unidade de apreensão, no município de Açucena. Ainda neste segundo semestre será inaugurado naquela cidade um local provisório para acautelamento dos adolescentes em conflito com a lei, conforme informou nesta sexta-feira (05) a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).

De acordo com a repartição estadual, o prédio em Açucena, que já está em fase final de reforma, fica localizado na entrada da cidade. Ali funcionava a antiga cadeia. Ele terá capacidade para abrigar 30 jovens infratores do Vale do Aço. Esta mesma edificação deixará de receber menores assim que a unidade do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) comece a funcionar em Ipatinga. Futuramente, ela poderá se tornar um presídio feminino.

 
Inauguração em breve

Extraoficialmente, fala-se que Açucena já poderá receber os adolescentes infratores a partir de 20 de agosto próximo, sendo que a unidade só não começou a funcionar ainda porque está em andamento o processo seletivo para contratação de pessoal. Estes mesmo funcionários deverão ser transferidos depois para Ipatinga, juntamente com os menores que ali estiverem internados.

Escolta
As obras do Centro Socioeducativo de Ipatinga já estão em andamento há cerca de um mês. O local terá capacidade para 40 adolescentes. A previsão de conclusão das obras de adaptação do estabelecimento, para que se enquadre às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), é para o primeiro semestre de 2014. Enquanto os menores tiverem que ser internados em Açucena haverá uma escolta especial, feita pela Suase - Subsecretaria de Atendimento às medidas Socioeducativas, responsável também pela administração dos Centros Socioeducativos.
A Associação Rios de Água Viva, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, ocupou por 19 anos o imóvel junto à Delegacia Regional de Polícia Civil que agora dará lugar a um Centro Socioeducativo. O espaço serve à nova finalidade até que esteja concluído em Santana do Paraíso o CIA – Centro Integrado de Atendimento a Adolescentes - definitivo, pelo Governo do Estado, em terreno cedido pela Cenibra. As soluções alternativas são necessárias porque esta construção só se inicia em 2015. O Estado disponibilizou R$ 1,3 milhão para custear a reforma do imóvel no Centro de Ipatinga.

Instalações
Depois que a adaptação for concluída pelo Governo do Estado, uma parte do ambiente servirá para a internação de menores e outra parte será destinada a alguns setores da Delegacia Regional, dentre eles os de identificação e trânsito.
De acordo com nota enviada pela assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS, “a unidade será um Centro Socioeducativo, não um CIA (Centro Integrado de Atendimento a Adolescentes). Nos centros socioeducativos, os adolescentes participam de cursos profissionalizantes, de projetos culturais, esportivos e de inclusão social. Os jovens também frequentam aulas regulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizam atividades externas e são atendidos por equipe técnica especializada”, explica o governo.

De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga, o tenente-coronel Edvânio Rosa Carneiro, “é fundamental para o Vale do Aço a existência de um Centro de Internação para Adolescentes, pois grande número de roubos, assaltos a domicílios e homicídios são cometidos por menores em toda a região”.

O oficial estima que mais da metade das ocorrências atendidas pela PM no Vale do Aço se refira a crimes praticados por menores. “O que falta é vaga para a internação deles. Conseguimos vagas para alguns, mas o número é tímido em relação às necessidades. Nesta sexta-feira (05), por exemplo, conseguimos vaga em Governador Valadares para um adolescente de 15 anos que vinha cometendo uma série de assaltos na região do bairro Cidade Nobre. Pelo menos oito assaltos teriam sido feitos por ele nos últimos dias”, revelou.

Perguntado sobre o número de menores infratores catalogados pelo Batalhão, o tenente-coronel respondeu que “para quem não tem nada, 40 vagas a serem oferecidas no Centro de Internação de Ipatinga é um número bom, servindo como importante prevenção e redução dos crimes na região”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informativo Vale do Aço